O que é REUNI

A educação superior é compreendida, no cenário internacional, como um bem público. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, define a educação como um direito de todos e dever do estado e da família. Para dar cumprimento ao disposto na constituição, foi elaborado o Plano Nacional de Educação - PNE, que estabeleceu o provimento da oferta da educação superior para pelo menos 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos. Nesse contexto, o REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, tinha como objetivo principal criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação presencial, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

 

O plano da UFRN apresentou metas no âmbito das seis dimensões do programa: ampliação da oferta no ensino superior; reestruturação acadêmico-curricular; renovação pedagógica; mobilidade intra e interinstitucional; compromisso social da instituição; e suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativos dos cursos de graduação. De acordo com o Plano de Reestruturação e Expansão da UFRN, no Rio Grande do Norte, apenas 9,8% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade conseguiam matricular-se em curso de nível superior e os egressos da rede pública tinham bastante dificuldade de acesso, especialmente aqueles que trabalhavam durante o dia e necessitavam estudar à noite.

 

A UFRN tem experimentado uma grande mudança institucional, pois o REUNI ofereceu condições para dar continuidade e imprimir qualidade acadêmica ao processo de grande crescimento de suas atividades verificado nos últimos anos. Também, está superando problemas existentes e atendendo às legítimas expectativas e às necessidades de acesso ao ensino superior da população norte-rio-grandense. A ampliação experimentada no ensino de graduação e pós-graduação permite cumprir os compromissos com a produção do conhecimento e com o desenvolvimento social que promova a justiça social, a democracia e a cidadania. Além disso, o aporte de novos docentes qualificados, que foram contratados com o REUNI, incrementou as atividades de pesquisas e a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação na UFRN. Com isso, estão sendo estabelecidas relações mais estreitas entre a produção científica e tecnológica e as necessidades dos diversos setores da sociedade.

 

A UFRN tem contribuído de forma decisiva, a partir dos vários programas e ações institucionais que objetivam a formação inicial e continuada de professores, para a melhoria da educação básica e para a promoção da cidadania. Ressalta-se também que a grande oferta de cursos noturnos possibilitou aos alunos que trabalham uma oportunidade para melhorar sua formação educacional, condição para pleitear sua inserção nas atividades produtivas e de serviços que caracterizam o mundo do trabalho contemporâneo. Os cursos de graduação também estão organizados a partir de novas estruturas curriculares que permitem a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a mobilidade dos alunos. Uma nova cultura acadêmica, novas práticas docentes e novos processos de ensino-aprendizagem estão sendo assentados na participação ativa dos alunos na definição dos seus itinerários formativos.

 

O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES também foi instituído para ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Nesse sentido, as ações de assistência estudantil do PNAES são desenvolvidas na área da moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico, e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

 

Diante desse quadro, a adesão ao REUNI foi uma importante estratégia institucional para a UFRN, contribuindo não só para a consolidação do seu papel no contexto da sociedade norte-rio-grandense, como também para o pleno cumprimento da sua missão acadêmica, técnica e administrativa, fundada nos princípios da ética, do pluralismo de ideias e da participação democrática com equidade, inclusão social, educacional e acadêmica.